Breve resumo da biblia

16/06/2017 20:44

 

Celebrando o dia da Biblia - 2º Domingo de Dezembro

Celebrado no segundo domingo de dezembro, o Dia da Bíblia foi criado em 1549, na Grã-Bretanha pelo Bispo Cranmer, que incluiu a data no livro de orações do Rei Eduardo VI. O Dia da Bíblia é um dia especial, e foi criado para que a população intercedesse em favor da leitura da Bíblia. No Brasil a data começou a ser celebrada em 1850, quando chegaram da Europa e EUA os primeiros missionários cristãos evangélicos. Porém, a primeira manifestação pública aconteceu quando foi fundada a Sociedade Bíblica do Brasil, em 1948, no Monumento do Ipiranga, em São Paulo (SP).

E, graças ao trabalho de divulgação das Escrituras Sagradas, desempenhado pela entidade, o Dia da Bíblia passou a ser comemorado não só no segundo domingo de dezembro, mas também ao longo de toda a semana que antecede a data. Desde dezembro de 2001, essa comemoração tão especial passou a integrar o calendário oficial do país, graças à Lei Federal 10.335, que instituiu a celebração do Dia da Bíblia em todo o território nacional.

Hoje, as celebrações se intensificaram e diversificaram. Realização de cultos, carreatas, shows, maratonas de leitura bíblica, exposições bíblicas, construção de monumentos à Bíblia e distribuição maciça de Escrituras são algumas das formas que os cristãos encontraram de agradecer a Deus por esse alimento para a vida.

ANTIGO TESTAMENTO

1 -GÊNESIS - No princípio, criou Deus os céus e a terra. (Gênesis 1:1) Autor: O autor do Livro de Gênesis não é identificado. Tradicionalmente, tem-se sempre achado que o autor foi Moisés. Não há nenhuma razão determinante para negar a autoria mosaica de Gênesis. Quando foi escrito:  O livro de Gênesis não afirma quando foi escrito. A data de sua autoria é provavelmente entre 1440 e 1400 AC, entre o tempo quando Moisés conduziu os israelitas para fora do Egito e a sua morte. Versículos-chave: Gênesis 1:1: "No princípio, criou Deus os céus e a terra." Gênesis contem 50 capítulos e 1.532 versículos

2 - ÊXODO - Disse ainda o SENHOR: Certamente, vi a aflição do meu povo, que está no Egito... por isso, desci a fim de livrá-lo. (Êxodo 3:7-8) Autor: Moisés foi o autor do Livro de Êxodo (Êxodo 17:14, 24:4-7, 34:27). Quando foi escrito: O livro de Êxodo foi escrito entre 1440 e 1400 AC. Versículos-chave: Êxodo 1:8: "Entrementes, se levantou novo rei sobre o Egito, que não conhecera a José." Êxodo - 40 capítulos e 1.162 versículos

3 - LEVÍTICO - Isto é o que o SENHOR disse: Mostrarei a minha santidade naqueles que se cheguem a mim e serei glorificado diante de todo o povo. (Levítico 10:3)Autor: Moisés foi o autor do livro de Levítico. Quando foi escrito: O Livro de Levítico foi escrito entre 1440 e 1400 AC. Versículos-chave: Levítico 1:4: “E porá a mão sobre a cabeça do holocausto, para que seja aceito a favor dele, para a sua expiação.” Levítico contem- 27 capítulos e 820 versículos

Quando foi escrito: O Livro de Levítico foi escrito entre 1440 e 1400 AC. Versículos-chave: Levítico 1:4: “E porá a mão sobre a cabeça do holocausto, para que seja aceito a favor dele, para a sua expiação.”

4 - NÚMEROS - Segundo o mandado do SENHOR, por Moisés, foram designados, cada um para o seu serviço e a sua carga; e deles foram contados, como o SENHOR ordenara a Moisés. (Números 4:49)

5 - DEUTERONÔMIO - Recordar-te-ás de todo o caminho pelo qual o SENHOR, teu Deus, te guiou no deserto estes quarenta anos, para te humilhar, para te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias ou não os seus mandamentos. (Deuteronômio 8:2)

6 - JOSUÉTodo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu prometi a Moisés. (Josué 1:3)

7 - JUÍZES - Naqueles dias, não havia rei em Israel; cada um fazia o que achava mais reto. (Juízes 21:25)

8 - RUTE - Disse, porém, Rute: Não me instes para que te deixe e me obrigue a não seguir-te; porque, aonde quer que fores, irei eu e, onde quer que pousares, ali pousarei eu; o teu povo é o meu povo, o teu Deus é o meu Deus. (Rute 1:16 )

9 - 1 SAMUEL - Porém o SENHOR disse a Samuel: Não atentes para a sua aparência, nem para a sua altura, porque o rejeitei; porque o SENHOR não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o SENHOR, o coração. (1 Samuel 16:7)

10 - 2 SAMUEL - Disse o Deus de Israel, a Rocha de Israel a mim me falou: Aquele que domina com justiça sobre os homens, que domina no temor de Deus. (2 Samuel 23:3)

11 - 1 REIS - Nem uma só palavra falhou de todas as suas boas promessas, feitas por intermédio de Moisés, seu servo. (1 Reis 8:56)

12 - 2 REIS - Os filhos de Israel fizeram contra o SENHOR, seu Deus, o que não era reto; edificaram para si altos em todas as suas cidades. (2 Reis 17:9)

13 - 1 CRÔNICAS - Ó SENHOR, por amor de teu servo e segundo o teu coração, fizeste todas essas grandezas, para fazer notórias todas estas grandes coisas! (1 Crônicas 17:19)

14 - 2 CRÔNICAS - Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, e orar, e buscar a minha face, e se converter dos seus maus caminhos, então, eu ouvirei dos céus, e perdoarei os seus pecados, e sararei a sua terra. (2 Crônicas 7:14)

15 - ESDRAS - Porque servos somos, porém na nossa servidão não nos desamparou o nosso Deus; antes, estendeu sobre nós beneficência perante os reis da Pérsia, para revivermos, e para levantarmos a Casa do nosso Deus, e para restaurarmos as suas assolações, e para que nos desse uma parede em Judá e em Jerusalém. (Esdras 9:9)

16 - NEEMIAS - Ide, e comei as gorduras, e bebei as doçuras, e enviai porções aos que não têm nada preparado para si; porque esse dia é consagrado ao nosso Senhor; portanto, não vos entristeçais, porque a alegria do SENHOR é a vossa força. (Neemias 8:10)

17 - ESTER - Porque Mardoqueu era grande na casa do rei, e a sua fama saía por todas as províncias; porque o homem Mardoqueu se ia engrandecendo. (Ester 9:4)

18 JÓ - Com o ouvir dos meus ouvidos ouvi, mas agora te vêem os meus olhos. Por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza. (Jó 42:5-6)

19 - SALMOS - Bem-aventurado o varão que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. (Salmo 1:1)

20 PROVÉRBIOS - Para o sábio ouvir e crescer em sabedoria, e o instruído adquirir sábios conselhos; para entender provérbios e sua interpretação, como também as palavras dos sábios e suas adivinhações. (Provérbios 1:5-6)

21 - ECLESIASTES - E olhei eu para todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também para o trabalho que eu, trabalhando, tinha feito; e eis que tudo era vaidade e aflição de espírito e que proveito nenhum havia debaixo do sol. (Eclesiastes 2:11)

22 CANTARES - Enquanto o rei está assentado à sua mesa, dá o meu nardo o seu cheiro. (Cantares 1:12)

23 - ISAÍAS - Quão suaves são sobre os montes os pés do que anuncia as boas-novas, que faz ouvir a paz, que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, que diz a Sião: O teu Deus reina! (Isaías 52:7)

24 JEREMIAS  - Achando-se as tuas palavras, logo as comi, e a tua palavra foi para mim o gozo e alegria do meu coração; porque pelo teu nome me chamo, ó SENHOR, Deus dos Exércitos. (Jeremias 15:16)

25 - LAMENTAÇÕES DE JEREMIAS  - Não vos comove isso, a todos vós que passais pelo caminho? Atendei e vede se há dor como a minha dor, que veio sobre mim, com que me entristeceu o SENHOR, no dia do furor da sua ira. (Lamentações 1:12)

26 - EZEQUIEL - E eis que tu és para eles como uma canção de amores, canção de quem tem voz suave e que bem tange; porque ouvem as tuas palavras, mas não as põem por obra. (Ezequiel 33:32)

27 - DANIEL - Seja bendito o nome de Deus para todo o sempre, porque dele é a sabedoria e a força; ele muda os tempos e as horas; ele remove os reis e estabelece os reis; ele dá sabedoria aos sábios e ciência aos inteligentes. Ele revela o profundo e o escondido e conhece o que está em trevas; e com ele mora a luz. (Daniel 2:20-22)

28 - OSÉIAS  - Converte-te, ó Israel, ao SENHOR, teu Deus; porque, pelos teus pecados, tens caído. Tomai convosco palavras e convertei-vos ao SENHOR; dizei-lhe: Expulsa toda a iniqüidade e recebe o bem; e daremos como bezerros os sacrifícios dos nossos lábios.

29 - JOEL - E o SENHOR levanta a sua voz diante do seu exército; porque muitíssimos são os seus arraiais; porque poderoso é, executando a sua palavra; porque o dia do SENHOR é grande e mui terrível, e quem o poderá sofrer? (Joel 2:11)

30 - AMÓS - Naquele dia, tornarei a levantar a tenda de Davi, que caiu, e taparei as suas aberturas, e tornarei a levantar as suas ruínas, e a edificarei como nos dias da antiguidade. (Amós 9:11)

31 - OBADIAS - Se te elevares como águia e puseres o teu ninho entre as estrelas, dali te derribarei, diz o SENHOR. (Obadias 4)

32 - JONAS  - Quando desfalecia em mim a minha alma, eu me lembrei do SENHOR; e entrou a ti a minha oração, no templo da tua santidade. (Jonas 2:7)

33 - MIQUÉIAS - E irão muitas nações e dirão: Vinde, e subamos ao monte do SENHOR e à Casa do Deus de Jacó, para que nos ensine os seus caminhos, e nós andemos pelas suas veredas; porque de Sião sairá a lei, e a palavra do SENHOR, de Jerusalém. Miquéias 4:2

34 - NAUMO SENHOR é tardio em irar-se, mas grande em força e ao culpado não tem por inocente; o SENHOR tem o seu caminho na tormenta e na tempestade, e as nuvens são o pó dos seus pés. (Naum 1:3)

35 - HABACUQUE - Parou e mediu a terra; olhou e separou as nações; e os montes perpétuos foram esmiuçados, os outeiros eternos se encurvaram; o andar eterno é seu. (Habacuque 3:6)

36 - SOFONIAS - O SENHOR, teu Deus, está no meio de ti, poderoso para te salvar; ele se deleitará em ti com alegria; calar-se-á por seu amor, regozijar-se-á em ti com júbilo. (Sofonias 3:17)

37 - AGEU Porque assim diz o SENHOR dos Exércitos: Ainda uma vez, daqui a pouco, e farei tremer os céus, e a terra, e o mar, e a terra seca; e farei tremer todas as nações, e virá o Desejado de todas as nações, e encherei esta casa de glória, diz o SENHOR dos Exércitos. (Ageu 2:6-7)

38 - ZACARIAS - E acontecerá, naquele dia, que farei de Jerusalém uma pedra pesada para todos os povos; todos os que carregarem com ela certamente serão despedaçados, e ajuntar-se-ão contra ela todas as nações da terra. (Zacarias 12:3)

39 - MALAQUIAS - Então, aqueles que temem ao SENHOR falam cada um com o seu companheiro; e o SENHOR atenta e ouve; e há um memorial escrito diante dele, para os que temem ao SENHOR e para os que se lembram do seu nome. (Malaquias 3:16) 

Total 

Livros - 39

Capítulos 929

Versículos 22.836

NOVO TESTAMENTO

01 - MATEUS - Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração, e encontrareis descanso para a vossa alma. Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve.

02 - MARCOS  Porque o Filho do Homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos. (Marcos 10:45)

03 - LUCAS - E ele lhes disse: Por que estais perturbados, e por que sobem tais pensamentos ao vosso coração? Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; tocai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho. (Lucas 24:38-39)

04 - JOÃO - O Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. (João 1:14)

05 - ATOS - E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça. (Atos 4:33)

06 - ROMANOS - Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus. (Romanos 3:24)

07 - 1 CORÍNTIOS - Nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus e loucura para os gregos. Mas, para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus. (1 Coríntios 1:23-24)

08 - 2 CORÍNTIOS - Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo. (2 Coríntios 4:6)

09 - GÁLATAS - Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu, para o mundo. (Gálatas 6:14)

10 - EFÉSIOS - Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo. (Efésios 1:3)

11 - FILIPENSES - E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas e as considero como esterco, para que possa ganhar a Cristo. (Filipenses 3:8)

12 - COLOSSENSES - Dando graças ao Pai, que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz. Ele nos tirou da potestade das trevas e nos transportou para o Reino do Filho do seu amor. (Colossenses 1:12-13)

13 - 1 TESSALONICENSES - Porque Deus, que disse que das trevas resplandecesse a luz, é quem resplandeceu em nossos corações, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Jesus Cristo. (1 Tessalonicenses 2:13)

14 - 2 TESSALONICENSES - E o próprio nosso Senhor Jesus Cristo, e nosso Deus e Pai, que nos amou e em graça nos deu uma eterna consolação e boa esperança, console o vosso coração e vos conforte em toda boa palavra e obra. (2 Tessalonicenses 2:16-17)

15 - 1 TIMÓTEO - E, sem dúvida alguma, grande é o mistério da piedade: Aquele que se manifestou em carne foi justificado em espírito, visto dos anjos, pregado aos gentios, crido no mundo e recebido acima, na glória. (1 Timóteo 3:16)

16 - 2 TIMÓTEO - Portanto, não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro seu; antes, participa das aflições do evangelho, segundo o poder de Deus. (2 Timóteo 1:8)

17 - TITO - Fiel é a palavra, e isto quero que deveras afirmes, para que os que crêem em Deus procurem aplicar-se às boas obras; estas coisas são boas e proveitosas aos homens. (Tito 3:8)

18 - FILEMON - Tive grande gozo e consolação da tua caridade, porque por ti, ó irmão, o coração dos santos foi reanimado. (Filemon 7)

19 - HEBREUS - Quanto mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará a vossa consciência das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo? (Hebreus 9:14)

20 - TIAGO - Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois, pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia. (Tiago 3:17)

21 - 1 PEDRO - Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos. (1 Pedro 1:3)

22 - 2 PEDRO - Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou por sua glória e virtude. (2 Pedro 1:3)

23 - 1 JOÃO - E sabemos que já o Filho de Deus é vindo e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna. (1 João 5:20)

24 - 2 JOÃO - Todo aquele que prevarica e não persevera na doutrina de Cristo não tem a Deus; quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto o Pai como o Filho. (2 João 9)

25 - 3 JOÃO - Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma. (3 João 2)

26 - JUDAS - Amados, procurando eu escrever-vos com toda a diligência acerca da comum salvação, tive por necessidade escrever-vos e exortar-vos a batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos. (Judas 3)

27 - APOCALIPSE - Eu, Jesus, enviei o meu anjo, para vos testificar estas coisas nas igrejas. Eu sou a Raiz e a Geração de Davi, a resplandecente Estrela da manhã. (Apocalipse 22:16)

Livros, capítulos e versículos 

 

 

Deuteronômio - 34 capítulos e 959 versículos 

Josué - 24 capítulos e 658 versículos 

Juízes - 21 capítulos e 463 versículos 

Rute - 4 capítulos e 85 versículos 

1 Samuel - 31 capítulos e 810 versículos 

2 Samuel - 24 capítulos e 695 versículos 

1 Reis - 22 capítulos e 816 versículos 

2 Reis - 25 capítulos e 719 versículos 

1 Crônicas - 29 capítulos e 952 versículos 

2 Crônicas - 36 capítulos e 822 versículos 

Esdras -10 capítulos e 280 versículos 

Neemias -13 capítulos e 406 versículos 

Ester -10 capítulos e 167 versículos 

Jó - 42 capítulos e 1.070 versículos 

Salmos -150 capítulos e 2.421 versículos 

Provérbios - 31 capítulos e 915 versículos 

Eclesiastes -12 capítulos e 222 versículos 

Cantares - 8 capítulos e117 versículos 

Isaías - 66 capítulos e1.292 versículos 

Jeremias -52 capítulos e 1.368 versículos 

Lamentações -5 capítulos e 154 versículos 

Ezequiel - 48 capítulos e 1.273 versículos 

Daniel - 12 capítulos e 357 versículos 

Oséias - 14 capítulos e 197 versículos 

Joel - 3 capítulos e 73 versículos 

Amós - 9 capítulos e 146 versículos 

Obadias - 1 capítulo e 21 versículos 

Jonas - 4 capítulos e 48 versículos 

Miquéias - 7 capítulos e 105 versículos 

Naum - 3 capítulos e 47 versículos 

Habacuque - 3 capítulos e 56 versículos 

Sofonias - 3 capítulos e 53 versículos 

Ageu - 2 capítulos e 38 versículos 

Zacarias - 14 capítulos e 211 versículos 

Malaquias - 4 capítulos e 55 versículos 

 

Novo Testamento 

Mateus - 28 capítulos e 1.084 versículos 

Marcos - 16 capítulos e 678 versículos

Lucas - 24 capítulos e 1.150 versículos

João - 21 capítulos e 878 versículos

Atos - 28 capítulos e 1.007 versículos

Romanos - 16 capítulos e 433 versículos

1 Coríntios - 16 capítulos e 420 versículos

2 Coríntios - 13 capítulos e 257 versículos

Gálatas - 6 capítulos e 149 versículos

Efésios - 6 capítulos e 155 versículos

Filipenses - 4 capítulos e 104 versículos

Colossenses - 4 capítulos e 95 versículos

1 Tessalonicenses - 5 capítulos e 89 versículos

2 Tessalonicenses - 3 capítulos e 47 versículos

1 Timóteo - 6 capítulos e 113 versículos

2 Timóteo - 4 capítulos e 83 versículos

Tito - 3 capítulos e 46 versículos

Filemom - 1 capítulo e 25 versículos

Hebreus - 13 capítulos e 303 versículos

Tiago - 5 capítulos e 108 versículos

1 Pedro - 5 capítulos e 105 versículos

2 Pedro - 3 capítulos e 65 versículos

1 João - 5 capítulos e 105 versículos

2 João - 1 capítulos e 13 versículos

3 João - 1 capítulo e 15 versículos

Judas - 1 e 25 versículos

Apocalipse - 22 capítulos e 405 versículos

TOTAL:

27 livros

260 capítulos

7.957 versículos

Conclusão: A Bíblia possui um total de 66 livros, 1.189 capítulos e 30.793 versículos.

—————

Voltar