Aprendendo com a mulher cananéia

08/06/2017 13:17

Texto Base: Mateus 15.21-28

              Jesus estava com seus discípulos indo para a região de Tiro e Sidom. Uma mulher vinha de sua região, Cananéia, e ao ver Jesus começa a gritar, a clamar, a pedir, e a interceder pela sua filha, para que Jesus a curasse.

Que lições podemos aprender com este texto biblico?

             Esta mulher estava aflita e desesperada devido à enfermidade de sua filha. Ela desejava ardentemente que sua filha fosse liberta deste mal. Quando o problema bate à nossa porta, seja qual for a origem, ficamos ansiosos para que o mesmo seja resolvido. E esta mulher queria ver a sua filha brincando, saudável, alegre, e isto já não mais acontecia. Quando vemos um filho passando uma necessidade, nós pais, fazemos tudo o que esta em nosso alcance para que o nosso filho possa desfrutar da vitória, do bem estar, da felicidade, da conquista.

Introdução:

                 A mulher Cananéia não era filha de Abraão e nem prosélita do judaísmo, mas tinha algumas qualidades espirituais que muitos judeus não tinham que era uma fé viva e eficaz. Usando poucas palavras essa mulher conseguiu atrair a atenção de Jesus, que de maneira alguma poderia deixar aquela mulher ir embora sem o seu milagre. Por isso vamos aprender algumas lições espirituais com esta mulher, algumas atitudes delas que nos ensina muitas coisas.

1 - Ela ouviu (ela creu) v25

                     Quando ela ouviu falar de Jesus, ela não duvidou, mas creu em tudo quanto tinha ouvido. Muitas pessoas quando ouvem algo a respeito de Jesus, logo duvidam. Será que é verdade? Será que Ele muda mesmo? Isso é verdade? A bíblia diz que a fé vem pelo ouvir da palavra de Deus, creia em tudo aquilo que temos ouvido sobre Jesus, pois somente Ele tem palavra de vida eterna.

2 -Ela foi v25 (Ação em relação as dificuldades)

                   Quando ela soube que Jesus estava por perto ela não hesitou de ir até Ele, ela não mediu esforços até encontrar Jesus. Muitas pessoas até ouvem a palavra, mas não tomam uma atitude, não querem se mexer, não querer se esforçar querem que tudo aconteça de uma ora pra outra, sem fazer o mínimo esforço. O impossível Deus faz, mas o possível nós devemos fazer, mova-se Deus tem o melhor pra você.

3 - Ela se lançou (ela se humilhou)

              Ela entendeu que era pecadora e que necessitava da misericórdia de Jesus, ela entendeu que não havia recursos humanos que pudessem resolver o seu problema, mediante a situação ela se humilhou diante de Jesus. É tempo de nos humilhar diante de Deus pois somente Ele tem a solução para as nossas vidas.

4 -Ela rogou

               Ela clamou a Jesus e intercedeu pela vida de sua, não se importou com as barreiras e impedimentos, não se importou com a multidão e nem com o preconceito, ela olhou apenas para Jesus. Não se cale diante das dificuldades, não deixe a multidão te calar, mas clame que Jesus te dará a resposta certa.

5 -Ela respondeu (Ela perseverou)v28

              Mesmo com uma resposta inesperada de Jesus a fé daquela mulher não se abalou, ela continuou firme e não se revoltou contra Cristo. Ela retrucou com sabedoria as palavras e por isso recebeu a sua benção. Precisamos ter equilíbrio espiritual e não nos desesperar com as adversidades da vida, se mantenha firme.

6 - Ela achou (ela recebeu)v28

               Chegando em casa ela encontrou a sua filha restaurada e teve seu lar transformado e todos puderam ver quão grande milagre Deus havia feito na vida dela e de sua família. Quando nós obedecemos a palavra de Deus, e continuamos firmes com Cristo, Ela faz coisas grandiosas em nossas vidas.

Conclusão:

                  Os descendentes piedosos de Abraão agradeciam diariamente a Deus por não terem nascido gentios (ou seja, impuros). Em Tiro, numa região predominantemente gentílica, Jesus rejeita essa distinção e torna claro que o evangelho foi planejado para todos. A base de se ser aceito por Deus não é uma questão de antecedentes étnicos, mas o relacionamento com a pessoa de Jesus, foi exatamente o que ele disse na passagem da Videira Verdadeira, mostrando que devemos estar ligador nEle. Que nós possamos aprender com os exemplos de fé dados por esta mulher, por que somente assim poderemos desfrutar e receber o melhor que Deus tem para as nossas vidas. 

 

Edição e adaptação: José Saraiva da Silva

 

—————

Voltar